http://www.terra.com.br/istoe/edicoes/2073/artigo145555-1.htm
Verônica Mambrini
Eles venceram. De brilhantes mentes escondidas atrás de um computador, os nerds viraram ícone fashion. Num mundo dominado pela tecnologia, em que a informação é o diferencial, os óculos de aro grosso subiram nas passarelas e ganharam as ruas. A onda, também chamada “geek chic”, começou com o último desfile da estilista britânica Luella Bartley, em 2008, e foi engrossada no Brasil por grifes como Triton, Sandpiper e Homem de Barro, que apresentaram looks em seus desfiles de inverno no São Paulo Fashion Week e no Fashion Rio neste ano.
O estilo nerd não é usado exclusivamente por quem se considera um – aliás, a graça dessa moda é justamente cruzar as fronteiras da tribo. “Os estilistas e os analistas de subcultura chamam essa tendência de moda geek”, diz Philipe Gil, gerente de produto jovem da rede de moda feminina Marisa. Geek é o comportamento que define os ultraligados em tecnologia. “Essa moda estar nas ruas faz todo sentido, por causa da influência enorme da internet e dos criadores de objetos de desejo, como o Steve Jobs, fundador da Apple.” Outra característica da moda nerd é resgatar acessórios e peças de alfaiataria de brechós (ou do fundo do baú) e combiná-los com peças mais atuais. “O mais legal foi essa busca nos acervos de família, como aqueles relógios digitais antigos”, lembra Gil. Alerta: é preciso usar com moderação. Afinal, o objetivo não é parecer um personagem de “A Vingança dos Nerds”, filme de 1984 com figurinos caricatos.
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