quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Computadores poderão ficar 10% mais caros em 2010, com fim de isenção fiscal


Por: Roberta de Matos Vilas Boas
26/08/09 - 08h00InfoMoney

SÃO PAULO - Os preços dos computadores poderão aumentar no próximo ano, caso a isenção de PIS/Cofins, adotada em 2005 para os produtos de até R$ 4 mil, não seja mantida. A medida, chamada de Lei do Bem, tem prazo para terminar no final deste ano.Segundo a Abinee (Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica), o encarecimento será de, no mínimo, 9,25%, que representa a incidências dos dois tributos nos computadores.

Vendas e piratariaA associação já entrou em contato com o governo para que a medida seja prorrogada. De acordo com a assessoria de imprensa da entidade, já foi enviada carta ao governo e o assunto está sendo discutido, porém, ainda não houve nenhuma resposta.Além disso, a não continuidade do benefício poderá impactar nas vendas do setor e representam um risco de crescimento do mercado ilegal, que vinha perdendo participação nas vendas de computadores, devido à queda nos preços dos originais.

Celulares em quedaAo divulgar os resultados do setor do primeiro semestre deste ano, a Abinee ressaltou que o segmento de celulares permanece com um volume de negócios abaixo do registrado no ano passado. A razão para isso é a crise econômica, que provocou redução nas exportações do setor, embora as vendas internas estejam estáveis.Segundo os dados da associação, as exportações tiveram queda de 20%, enquanto as vendas no mercado interno caíram 13%.

Com isso, a produção também deverá registrar queda neste ano, passando de 73 milhões em 2008 para 62 milhões estimados para este ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário